Sintomas de Caxumba: Como se Pega e Tratamento

É bastante comum que a caxumba aconteça na infância, sobretudo, com crianças que não receberam a vacina tríplice viral que garante completa proteção contra o sarampo, a rubéola e a própria caxumba. Apesar de serem mais raros, os sintomas de caxumba também podem surgir em uma faixa etária mais adulta.

Caxumba pode surgir em qualquer momento da vida?

Muita gente pode acreditar que a caxumba se trata de uma doença que atinge apenas crianças. De acordo com Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), 90% dos casos realmente ocorrem com até 15 anos. No entanto, quem não tomou todas as doses indicadas ou nunca apresentou os sintomas de caxumba ainda correm risco de desenvolvê-la.

É importante frisar que este é o tipo de enfermidade que se pega uma única vez em toda a sua vida, já que o seu organismo não deixa que ela retorne. Deste modo, é muito incomum que os adultos sofram com esse problema após a infância ou adolescência.

Conheça os principais sintomas da caxumba

No entanto, sempre é bom ficar atento aos principais sintomas da caxumba para saber como agir, caso você ou seu filho nunca tenham manifestada essa doença. Os sinais clássicos são inchaço e muita dor no pescoço, embaixo do seu maxilar.

Isso acontece porque o vírus causador da doença gera uma inflamação nas glândulas salivares, que ficam nesta parte do corpo. De maneira geral, esse problema não costuma se agravar.

Sintomas de Caxumba

Porém, uma das complicações pode ser a meningite viral, uma variação mais suave do mal que afeta parte do cérebro. Outras mutações são as inflamações das partes genitais, principalmente, quando os sintomas da caxumba aparecem na vida adulta. Há relatos também que a enfermidade pode provocar até a falta de audição, mas estas conseqüências são extremamente infrequentes.

Entenda formas de prevenir e pegar a doença

Muitas vezes, as pessoas ficam adoentadas apenas por não saber como ocorre o contágio. Neste caso, a propagação da caxumba acontece pelo ar e ao se entrar em contato com as secreções das vias respiratórias de alguém que está doente.

Todavia, os sintomas da caxumba podem ser facilmente evitados. Você deve receber a vacina triplice viral, que é aplicada em qualquer brasileiro com mais de um ano de vida em duas etapas com uma diferença de 30 dias.

Caso você não tenha sido protegido na infância, o Sistema Único de Saúde (SUS) concede de modo gratuito as duas vacinas para cidadãos com até 50 anos. A camada mais jovem da população também pode ser imunizada sem gastar nada até os 19 anos. Quem tem entre 20 e 45 anos, o SUS fornece somente uma vacina.

Tratamento adequado para a doença

Os sintomas da caxumba são tratados da mesma forma, independente da sua idade. Porém, esse combate é feito diretamente aos sinais da sua enfermidade, já que é essencial descansar, se hidratar e se alimentar muito bem neste período.

Os especialistas argumentam que refeições de qualidade e o repouso total são determinantes para o fortalecimento do seu sistema imunológico, que é responsável por combater e acabar com qualquer rastro da doença. Caso tenha alguma dúvida, você deve realizar uma consulta com seu médico!

Caxumba é uma doença bastaste comum entre as crianças. Mas, você conhece os sintomas da caxumba, seu tratamento e a forma de contágio? Descubra a estas perguntas e encontre uma forma infalível de se imunizar!

Sintomas de Caxumba: Como se Pega e Tratamento
4.7 (93.33%) 21 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *