O que faz gerente comercial na sua função?

Nos dias de hoje, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo em todo o Brasil. A concorrência se torna ainda mais acirrada nos cargos de liderança.

Por isso, o gerente comercial precisa estar consciente de suas obrigações. Basicamente, este profissional coordena pessoas e estabelece estratégias para compra e venda de produtos e/ou serviços.

Ele ainda avalia pesquisas de rendimentos de vendas, métricas de desempenho de seus funcionários, monitora as ações da concorrência, visando alcançar as metas propostas pela organização e elevar a importância em um certo segmento.

Como se preparar para ser um gerente comercial?

Um gerente comercial precisa ser alguém com experiência na área, conhecer profundamente o segmento da empresa contratante e demonstrar algumas características especificas.

 

De fato, ele necessita possuir um apurado senso de liderança para comandar adequadamente as suas equipes, precisa ser bastante comunicativo e contar com ótima capacidade de negociação.

O que Faz Uma Gerente Comercial

Vale destacar ainda que ele carece de uma persuasão bastante acentuada para manter uma relação próxima e satisfatória com os consumidores, exibir uma visão estratégica para definir os próximos passos do empreendimento e estar sempre atento aos avanços das companhias que possam representar algum tipo de concorrência regionalmente.

Quais cursos um gerente comercial precisa fazer?

De maneira geral, a qualificação é uma exigência para qualquer brasileiro que tenha vontade em se destacar na sua área. Por isso, a continuidade da formação acadêmica é essencial.

O gerente comercial deve optar pela graduação em Administração de Empresas ou Gestão Comercial, além de cursos de especialização focados na Relação com o Consumidor, Gestão de Processos e de Pessoas.

Caso haja interesse genuíno, o gerente comercial também pode se dedicar a uma pós-graduação de sistemas de informação (TI), a fim de descobrir tudo o que existe de inovador no seu setor para implantar na sua própria empresa.

O domínio de outro idioma também pode ser recomendado para postos de comando e estratégicos. Por isso, a fluência no inglês, espanhol, italiano, francês, alemão ou outra língua pode ser determinante para seu sucesso.

Quais as obrigações de um gerente comercial com a sua equipe?

O bom rendimento de um gerente comercial tem muito a ver com o empenho de sua equipe. Conviver e colocar metas para um grupo de pessoas dia após dia pode ser um tremendo desafio, especialmente, pela necessidade de avaliação do desempenho de cada um.

Às vezes, a posição de gerencia resulta em decisões complicadas, bem como repreender um funcionário ou mesmo promover desligamentos.

Apesar de não ser tão agradável, a detecção de erros e acertos faz parte do papel de um gerente comercial.

Por isso, as obrigações deste profissional para com a sua equipe se referem a acompanhar o cotidiano e conceder a devida assistência, avaliar o rendimento de cada um, descobrir os motivos de inatividade de consumidores relevantes, estudar o perfil das compras dos principais clientes da companhia e impor treinamentos aos seus liderados sempre que necessário.

No fim das contas, o gerente comercial deve ser uma figura constante no departamento de vendas e se manter próximo de seus funcionários tanto para cobrar resultados quanto para apontar alternativas para elevar os ganhos a curto, médio e longo prazo.

O que faz gerente comercial na sua função?
4.8 (96.19%) 21 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *