Como Calcular o Período Fértil da Forma Correta?

Você tem ideia de quando deve ocorrer o seu ciclo menstrual no mês que vem? Se a resposta for sim, você já tem muita noção de como calcular o período fértil, caso contrário não se preocupe porque não se trata de nenhum problema matemático sem solução.

Muito tem a ver com a observação do seu próprio corpo e o reconhecimento das suas funções naturais.

Este período ocorre antes ou depois do ciclo menstrual?

Inicialmente, é preciso entender não apenas como calcular o período fértil, bem como o que este momento corresponde na vida da mulher. Geralmente, essa época ocorre até duas semanas antes do ciclo menstrual.

Como Calcular o Período Fértil

Nestes dias são enormes as probabilidades de gerar uma criança em um ato sexual sem nenhum uso de método contraceptivo. É preciso prestar atenção em dois fatores naturais: o corrimento vaginal e a elevação da sua libido.

Sendo assim, aprender a como calcular o período fértil é relevante para determinar os instantes apropriados para se relacionar com um parceiro (a) sem nenhum risco ou mesmo com a intenção de gerar uma criança.

Vale lembrar que algumas técnicas para minimizar os perigos de uma gravidez indesejada fazem uso de calculadoras para reconhecer o dia perfeito para ter a relação sem nenhum tipo de proteção.

Então, é impossível ficar grávida em outro período do mês?

De fato, a gestação apenas acontece ao longo do ciclo de fertilidade da mulher. Todavia, quando se está à exposição de alguns fatores é possível driblar essa regra. Basicamente, existem três exceções para esta regra natural:

1 – Adrenalina

Eventualmente, se a mulher estiver com um alto nível de adrenalina na hora da relação.

2 – Efeito colateral de remédio

Medicações antidepressivas e ansiolíticas podem provocar essas alterações no organismo feminino em raras circunstancias.

3 – Sobrevivência do espermatozoide

Caso um espermatozoide tenha a capacidade de sobreviver mais do que o normal para achar o óvulo e concluir a fecundação. Geralmente, as mulheres que sofrem com ressecamento na área íntima ou ausência de lubrificação podem lidar com essa situação inusitada, mas bem incomum.

Como calcular o período fértil apropriadamente?

A primeira informação necessária para saber como calcular o período fértil sem erros é que o ciclo menstrual dura aproximadamente 28 dias, alternando entre 22 a 35 para algumas mulheres.

Por isso, a primeira ação é verificar a duração do seu próprio ciclo. Sabe aquela sugestão simples de registrar mensalmente quando inicia e finaliza a sua menstrual? Então, esta ainda é uma técnica excelente!

A partir daí, a sua menstruação pode levar de 3 a até uma semana, dependendo ainda da ingestão da pílula de 21, 24 ou 28 comprimidos. Portanto, o cálculo para o período fértil inicia no dia em que você menstrua e vai até o começo do próximo ciclo.

Levando em consideração, a duração regular de 28 dias, a ovulação acontece em torno do décimo quarto dia depois da data de início da sua menstruação. Sendo assim, o período de fertilidade feminino equivale a quatro dias antes e posteriormente a esta data.

No fim das contas, calcular o período fértil com exatidão é útil tanto para quem não está pensando em ter um filho quanto para os casais que estão tentando engravidar.

Recomendados para você:

Como Calcular o Período Fértil da Forma Correta?
4.8 (96%) 25 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *